sexta-feira, 18 de julho de 2008

“O papel do clero na colonização brasileira ‘’


Tendo conhecimento que a instituição católica tinha um poder de intervenção dentro da Coroa portuguesa , e das demais monarquias européias , é possível observar que na colonização americana e brasileira ela teve papel fundamental.Mesmo tendo voz ativa , a Igreja católica era controlada pelo Estado português, isto é, a igreja possuía autonomia parcial , mais a totalidade da extensividade administrativa na colônia era do Estado controlador.O objetivo do Estado com a instalação do cristianismo na colônia era de educar , sociabilizar e condicionar em meio que a postura européia os nativos aqui presentes e leva-lós a uma adequação aos parâmetros comportamentais europeus.
O objetivo da igreja era promover o controle dos nativos , a obediência e a educação através da catequese , trabalho dos padres jesuítas que tinha cunho pedagógico e que promovia a estruturação do cristianismo na colônia , impossibilitando outros cultos de adentrarem aos limites da colônia .
(Texto baseado no trecho extraído do site www.google.com.br )


A igreja católica teve importância fundamental para a colonização em função da formação da identidade cultural , social e política trazia para o Brasil através da educação jesuítica e da bagagem sócio-cultural que a igreja abarga . Com isso , o catolicismo reafirma sua expasionalidade , colocada em cheque pela Reforma Protestante na Europa , aumentando seus seguidores e firmando bases na colônia portuguesa .
( Autores: Rafael Freitas , Ane Caroline , André Luis , Larissa Oliveira e Graziele ).

Por: Rafael , Ane Caroline , Larissa , André Luis e Graziele.

8 comentários:

Anônimo disse...

o texto fala +ou- o que ocorreu na colonização brasileira e o texto esta fazendo sentido de tudo que fala.
(IONARIA,ANA APARECIDA,AUGUSTO,FELIPE RAMON}

Anônimo disse...

uma pesquisa bem desenvolvida
onde podemos ler e tirar algumas duvidas sobre o tema elaborado
onde vimos que a importância fundamental para a colonização em função da formação da identidade cultural , social e política
joaopaulo-bruno-cristoffer-anderson

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, creio que tenha sido criado por "Rafael", por isso ta "mara"... Pura criatividade e com uma ótima escrita!

Parabéns! ^^

Anônimo disse...

MUITO BOM TEVE OTIMO DESENVOLVIMENTO

MYRELLA,MARESSA,PAULO VINICIUS

Anônimo disse...

me ajudou mt no meu trabalho sobre sistema colonial portugues na américa.

Anônimo disse...

Muito bom,me ajudou bastante

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...