quarta-feira, 16 de julho de 2008

Igreja Católica e Os primeiros 30 anos.



Uma igreja com grande importância social, política e cultural no Brasil, a Igreja Católica Apostólica Romana chega ao Brasil no descobrimento e lança várias coisas na sociedade a partir da colonização. Ordens e congregações religiosas assumem os serviços nas paróquias, a educação nos colégios, a evangelização indígena e inserem-se na vida do país.
No século XVIII, Estado controla a atividade eclesiástica na colônia por meio do padroado. Arca com o sustento da Igreja e impede a entrada no país de outros cultos, em troca de reconhecimento e obediência. Assim o Estado nomeia e renumera paróquios e bispos e conecede licença para contruir igrejas. Confirma e executa as sentenças dos tribunais da Inquisição. Em compensação, controla o comportamento do clero, pela Mesa de Consciência e Ordens, órgão auxiliar do Conselho Ultramarino.

(Os primeiros trinta anos do domínio português no Brasil ( 1500-1530) é chamado de período pré-colonial,pois o governo português não traçou um plano de ocupação, limitou-se apenas a defendê-la contra invasões, principalmente francesas. O interesse pelo pau-brasil. A extração do pau-brasil foi predatória , utilizando-se mão de obra indígena, com retribuição de presentes, (escambo).
Em 1530
, preocupado em perder as terras para os franceses e o fracasso com o comércio oriental, a Coroa portuguesa decidiu pela ocupação das terras brasileiras. A organização na forma de Capitanias Hereditárias: o território foi dividido em lotes e concedidos a pessoas interessadas e com recursos próprios. Dois documentos regiam o sistema: as Cartas de Doação e os Forais. A Carta de Doação é o documento hábil de posse e os poderes a ele concedido. O Foral determinava os direitos e deveres dos donatários. O efeitos foram satisfatórios e apenas duas prosperaram (Pernambuco e São Vicente ).
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1B/colonizacao.html)

Created By: Filipe DSC, Eliane, Igor Vinicius, Laiane, Cledson, Mizanna;

4 comentários:

Anônimo disse...

Hey ... you could help me find more of such links?

Anônimo disse...

um trabalho exelente bem explicado bem deselvolvido e de facil entendimento onde ficaram claras algumas dulvidas que rapidamente
foram solucionadas
parabens ao grupo por tanta eficiencia
no densenvolvimento deste trabalho maravilhoso
joaopaulo_cristoffer_anderson_bruno

Anônimo disse...

ACHAMOS QUE O TEXTO TEM MUITA COISA TIRADO DA INTERNET, POREM TEM ALGO QUE FOI TIRADO DE VOCES.
MAIS FOI MUITO BOM LER,APRENDEMOS ALGO.
(IONARIA,ANA APARECIDA, AUGUSTO,FELIPE RAMON)

Anônimo disse...

O texto mostra a relação entre as mudanças na colônia a partir da vinda da igreja católica no Brasil , mostrando também a questão das estratégias do clero para controlar a população nativa , recorendo a escravidão indígena e a outras formas de negociação entre as várias camadas da sociedade .