segunda-feira, 21 de julho de 2008

Religiosidade na América Portuguesa

Com a perspectiva de enriquecer de uma forma rápida os colonos portugueses deixaram sua terra natal. Isso porque a coroa portuguesa pregava ter muito ouro e prazeres na chegada do novo mundo.
Querendo colonizar a América vários viajantes deixaram sua família para traz.
O foco econômico sustentado pela colonização estava centrado no enriquecimento em um período muito curto, por isso, Portugal sempre esteve decidido em alcançar o supre- lucro com a colonização do mundo recém “descoberto”.


Exigência do Clero

A igreja oferecia aos seus fieis um programa religioso no seu cotidiano e muitas delas, de caráter obrigatório, realizadas em nome de Deus.
Uma delas era o “controle” da freqüência sobre as “ovelhas”, desta forma, poderia manter a hierarquia do clero, visto que as remunerações dos “instrumentos” de Deus eram sustentadas por meio das contribuições dos próprios fieis, como por exemplo, o dizimo.
O dia-a-dia do cristão iniciava e terminava em meio á comunicação como o divino. Orações ao levantar, cantorias, missas, procissões etc, preenchia quase todo dia.

Obs.: Por em evidencia este detalhe é muito importante, pois saberemos que a moralidade e religiosidade na América portuguesa praticamente ficaram no segundo plano para Coroa.

Created By: Darlan, Nadine, André Santos, Karoline, Juliana, Eliel, Ana Cristina;

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal adorei o seu blog
botou pra ferrar rsrsrsrs
amei d+
parabéns vlw...

Anônimo disse...

Parabens ao grupo ao fazer um trabalho sobre a atuaçao da igreja catolica na colonizaçao americana um trabalho bastante interessante
que pelo que vimos esta muito pitoresco!!!!
jaoa paulo-bruno-cristoffer-anderson

Anônimo disse...

Esse texto foi otimo pois relata mesmo a religiosidade na America Portugesa.MUITO LEGAL (((PARBENS)))

DE: MYRELLA ; MARESSA ;PAULO VINÍCIUS

Anônimo disse...

o texto fala sobre o lucro e a religiosidade da america portuguesa sendo assim o texto ficou mais rico.achamos que foi um texto que teve todo complemento e muito mais do assunto dado pela professora.
(IONARIA, ANA APARECIDA, AUGUSTO CESAR, FELIPE RAMON)

Anônimo disse...

O texto está baseado na questão de como a igreja católica fazia para manter o controle dos povos na colônia , levando em conta o caráter controlador do catolicismo que para Portugal ia contribuir de forma positiva para a consolidação de uma hierarquia no ambienete colonial.

Anônimo disse...

Texto muito bem bolado, mostrando praticamente tudo sobre "A Religiosidade na America Portuguesa" e um fato importante que foi a "Exigência do Clero"

PARABÉNS!

Anônimo disse...

Psotem seine tespos ai galeraaaa!