sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Revolução Francesa

Revolução Francesa

Introdução
É um nome dado ao conjunto de acontencimentos que, entre 5 de Maio de 1789 de 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Em causa estavam o Antigo Regime e a autoridade do Clero e da Nobreza.
Desenvolvimento
A Revoluçao é considerada como acontecimento que deu início a Idade Conteporânia. Abolui a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "liberdade, Igualdade e Fraternidade".
A sociedade francesa do séc. 18 mantinha a divisão em três ordens ou estado típico do Antigo Regime - Clero ou 1° estado, Nobreza ou 2° estado, e o povo ou 3° estado - cada qual regendo-se por leis próprias, com um Rei absoluto (ou seja, um rei que detinha um poder supremo independente) no topo da hierarquia dos estados. A França sofrera uma evolução assinalável nos últimos anos: não havia censura, a tortura fora proibida em 1788, e a representação do 3° estado nos Estados Gerais acabava de ser duplicada para contrariar a Nobreza e o Clero que não queria uma reforma dos impostos. Em 14 de Julho de 1789, quando a Bastilha foi tomada pelos revolucionários, albergava sete prisioneiros.
Conclusão
Podemos concluir através dessa pesquisa que a situação da França, antes da revolução, era a de um estado pobre num país rico.
By: Ana Cristina, Juliana, Karoline e Nadinne.

Nenhum comentário: