quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Manifestações Culturais

MÚSICA

No Brasil Colonial, as grandes solenidades eram precedidas de festas e cortejos de rua. Seguindo esta tradição, em cada cidade um Grupo de Tradição Popular será convidado a abrir a festa e conduzir o público até o local do concerto. O projeto visa também estreitar os laços entre a Música Colonial Erudita (a das igrejas e das cortes que se preservou em partituras) e a Música de Tradição Oral (dos Grupos de Tradições e Festas Populares que vêm desde o Brasil Colônia, como Congados, Maracatus, Folias e outros).

PAPEL DA MULHER

A Igreja, instituição mentora no projeto da difusão da importância do matrimônio, foi que, a serviço do Estado, impôs as normas de conduta que estabeleciam a divisão de incumbências no casamento, dentro do sistema patriarcal desenvolvido na colônia portuguesa na América.

Dessa forma, sob a organização do Antigo Sistema Colonial, a vida feminina estava restrita "ao bom desempenho do governo doméstico e na assistência moral à família, fortalecendo seus laços"(SAMARA, 1983. P.59). O homem, por sua vez, tinha seu papel centrado na provisão da mulher e dos filhos, concentrando o poder de decisão na família. Os encargos do matrimônio, no que se refere à manutenção do casal e proteção dos bens, cabiam, portanto ao homem. A essa proteção cabia à mulher responder com obediência.

Componentes: Laiane, Eliane e Eyrane.

Um comentário:

Anônimo disse...

TIREI TODAS A MINHA DUVIDAS.PARABENS.