terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Revolução Industrial

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era
agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o
liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
A Grã-Bretanha foi pioneira no processo da Revolução Industrial por diversos fatores:
Pela aplicação de uma política econômica liberal desde meados do século XVIII. Antes da liberalização econômica, as atividades industriais e comerciais estavam cartelizadas pelo rígido sistema de guildas, razão pela qual a entrada de novos competidores e a inovação tecnológica eram muito limitados. Com a liberalização da indústria e do comércio ocorreu um enorme progresso tecnológico e um grande aumento da produtividade em um curto espaço de tempo.
O processo de enriquecimento britânico adquiriu maior impulso após a
Revolução Inglesa, que forneceu ao seu capitalismo a estabilidade que faltava para expandir os investimentos e ampliar os lucros.
A Grã-Bretanha firmou vários acordos comerciais vantajosos com outros países. Um desses acordos foi o
Tratado de Methuen, celebrado com a decadência da monarquia absoluta portuguesa, em 1703, por meio do qual conseguiu taxas preferenciais para os seus produtos no mercado português.
As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Retiravam a água acumulada nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias.
As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os
historiadores atuais chamam aquele período de Revolução Industrial. O modo de vida e a mentalidade de milhões de pessoas se transformaram, numa velocidade espantosa. O mundo novo do capitalismo, da cidade, da tecnologia e da mudança incessante triunfou.
As máquinas a vapor bombeavam a água para fora das minas de carvão. Eram tão importantes quanto as máquinas que produziam tecidos.

A partir da Revolução Industrial o volume de produção aumentou extraordinariamente: a produção de bens deixou de ser artesanal e passou a ser maquinofaturada; as populações passaram a ter acesso a bens industrializados e deslocaram-se para os centros urbanos em busca de trabalho. As fábricas passaram a concentrar centenas de trabalhadores, que vendiam a sua força de trabalho em troca de um salário.

Biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial
Componentes: Cledson, Damylles, Andrey, Igor, André Santos, Darlan, Leonardo, Gildeone, Caroline Giacomo.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Revolução Francesa

Revolução Francesa

Introdução
É um nome dado ao conjunto de acontencimentos que, entre 5 de Maio de 1789 de 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Em causa estavam o Antigo Regime e a autoridade do Clero e da Nobreza.
Desenvolvimento
A Revoluçao é considerada como acontecimento que deu início a Idade Conteporânia. Abolui a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "liberdade, Igualdade e Fraternidade".
A sociedade francesa do séc. 18 mantinha a divisão em três ordens ou estado típico do Antigo Regime - Clero ou 1° estado, Nobreza ou 2° estado, e o povo ou 3° estado - cada qual regendo-se por leis próprias, com um Rei absoluto (ou seja, um rei que detinha um poder supremo independente) no topo da hierarquia dos estados. A França sofrera uma evolução assinalável nos últimos anos: não havia censura, a tortura fora proibida em 1788, e a representação do 3° estado nos Estados Gerais acabava de ser duplicada para contrariar a Nobreza e o Clero que não queria uma reforma dos impostos. Em 14 de Julho de 1789, quando a Bastilha foi tomada pelos revolucionários, albergava sete prisioneiros.
Conclusão
Podemos concluir através dessa pesquisa que a situação da França, antes da revolução, era a de um estado pobre num país rico.
By: Ana Cristina, Juliana, Karoline e Nadinne.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Rєvøłuçõєs Iηgłєsαs

A Europa do século XVI , não era mais a mesma após ser difundida na Inglaterra tentativas de mudificar o seu cenário político . As revoluções que ocorreram em solo britânico foram : Revolução Puritana , Protetorado de Cromwell e a Revolução Gloriosa .Essas revoluções sumariamente desempenharam um papel fundamental na dinâmica política européia qui devido essa movimentação foi modificando certos padrões que haviam lá.
A burguesia deixava de defender o absolutismo e passava a ostentar o parlamentarismo como uma ponte para que sua classe chegasse ao poder .Uma caracteristica incisiva para se conceituar as revoluções inglesas foi o fato de seus problemas e questões sociais, econômicas e políticas se misturarem com as religiosas. Essas revoluções foram tentativas da burguesia ( classe que chefiava esses movimentos) de acabar com o absolutismo do rei . Dentro da classe burguesa havia subdivisões : alta , média e pequena burguesia . A alta burguesia era favorecida pelo rei , enquanto a média e a pequena burguesia começaram a se revoltar para modificar a estrutura como eles se encaixavam no cenário político da Europa . Dentre as três revoluções ocorriodas na Inglaterra , a Revolução Gloriosa marcou a limitação do poder real .Não pode-se deixar de citar a questão dos camponeses , que se revoltaram devido a crise no campo ocorrida com o advento da indústrialização , isso proporciona que os abusos das tarifas de impostos suficavam eles de modo a aderirem ao movimento. Uma personalidade fundamental para o engrandessimento deste fato histórico foi Oliver Cromwell , que defendia a pequena e média burguesia que juntos destronaram o rei , isntituiram uma república , impossuseram uma ditatura que custodiou o parlamento da época .
As idéias das revoluções inglesas serviram de base ideologica para a Revolução Francesa ( século XVII ) e outros movimentos de cunho político em outros países do ocidente e outros continentes .Concluimos com essa pesquisa que as ocorrencias dos fatos históricos na Inglaterra formaram um pensamento crítico para camadas que eram submissas na esfera política daquela época , mas que podemos tomar por exemplo para nossas decissões democráticas e nossos atos de cidadania na atualidade .

Era Napoleônica

Este trabalho trata sobre o período napoleónico, que foi um processo revolucionário (recompôs a estabilidade política em França) em que se instalou um governo autoritário, centralizador e expansionista dirigido por Napoleão Bonaparte. Esta figura coroou-se imperador no ano de 1804 sob o título de Napoleão I.
Era Napoleônica
A sociedade francesa estava a passar por um momento difícil com os processos revolucionários ocorridos no país, de um lado com a burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por monarquistas e revolucionários radicais, e do outro lado as tradicionais monarquias europeias, que estavam a temer que os ideais revolucionários franceses se difundissem pelos seus reinos.
O governo do Directório foi derrubado em França sob o comando de Napoleão, que junto com a burguesia, instituiu o "consulado", primeira fase do governo de Napoleão. Este golpe ficou conhecido como golpe 18 de Brumário' (data que corresponde ao calendário estabelecido pela Revolução Francesa e equivale a 9 de Novembro do calendário gregoriano) em 1799. Muitos historiadores alegam que Napoleão fez questão de evitar que camadas inferiores da população subissem ao poder.
O fim do processo revolucionário na França, com o Golpe 18 de Brumário, marcou o início de um novo período na história francesa, e consequentemente, da Europa: a Era Napoleónica. Seu governo pode ser dividido em três partes:
Consulado
O governo do consulado de Napoleão foi instalado após a queda do Directório. O consulado possuía características republicanas, além de ser centralizado e controlado pelos militares. No poder Executivo, havia três pessoas que eram responsáveis: os cônsules Roger Ducos, Emmanuel Sieyès e o próprio Napoleão. Apesar da presença de outros dois cônsules, quem mais tinha força e poder no Executivo era Napoleão, que foi eleito primeiro-cônsul da República.
Novas instituições foram criadas com a Constituição de Dezembro de 1799, com cunho democrático, eram criadas para disfarçar o seu centralismo no poder. As instituições criadas foram o Senado, Tribunal, Corpo Legislativo e o Conselho de Estado. Mas o responsável pelo comando do exército, pela política externa, pela autoria das leis e quem nomeava os membros da administração era o primeiro-cônsul(Napoleão Bonaparte).
Quem estava no centro do poder na época do consulado era a burguesia (os industriais, os financistas e comerciantes), e consolidaram-se como o grupo dirigente na França. Os ideais "liberdade, igualdade, fraternidade", da época da Revolução Francesa foram abandonados, e através da forte censura à imprensa e acção violenta de órgãos policiais, a oposição ao governo foi destruida.
Após uma década de conflitos gerais no país, com a Revolução Francesa, as medidas aplicadas deram para o povo francês a esperança de uma estabilização do governo. Os resultados obtidos neste período do governo de Napoleão agradaram à elite francesa. Com o apoio destas, Napoleão foi elevado ao nível de cônsul vitalício em 1802, podendo indicar seu sucessor. Esta realização implicou na instituição de um regime monárquico.

Império
A opinião pública foi mobilizada pelos apoiadores de Napoleão, que levou à aprovação para a implantação definitiva do governo do Império. Em plebiscito realizado em 1804, a nova fase da era napoleónica foi aprovada com quase 60% dos votos, e o regime monárquico foi reinstituído na França, e Napoleão foi declarado para ocupar o trono.
Foi realizada uma festa em 2 de Dezembro de 1804 para formalizar a coroação do agora Napoleão I na catedral de Notre-Dame. Um dos momentos mais marcantes da história ocorreu nesta noite, onde um acto surpreendente, Napoleão I retirou a coroa das mãos do Papa Pio VII, que tinha viajado especialmente para a cerimónia, e ele mesmo se coroou, numa atitude para deixar claro que não toleraria alguma autoridade superior á dele. Logo após também coroou sua esposa, a imperatriz Josefina.
Títulos de nobreza foram concedidos aos familiares de Napoleão, por ele mesmo. Além disso, colocou-os em altos cargos públicos. Uma nova corte com membros da elite militar, da alta burguesia e da antiga nobreza foi formada. Para celebrar os triunfos de seu governo, Napoleão I construiu monumentos grandiosos, como o Arco do Triunfo.
O Império Francês atingiu sua extensão máxima neste período, em torno de 1812, com quase toda Europa Ocidental e grande parte da Oriental ocupadas, possuindo 150 departamentos, com 50 milhões de habitantes, quase um terço da população europeia da época.
Governo dos Cem Dias
O Tratado de Fontainebleau, de 1814, afasta Napoleão da ilha de Elba, de onde foge no ano a seguir. Desembarca na França com um Exército e reconquista o poder. Inicia então o Governo dos Cem Dias. A Europa reunida prossegue a sua luta contra o Exército francês. Napoleão entra na Bélgica em Junho de 1815, mas é derrotado pelos ingleses na Batalha de Waterloo e renuncia pela segunda vez, pondo fim ao Império Napoleónico.
Exílio em Santa Helena e morte
Napoleão foi preso e então exilado pelos britânicos na ilha de Santa Helena em 15 de Outubro de 1815. Lá com um pequeno legado de seguidores, contava as suas lembranças e criticava aqueles que o capturaram. Quando faleceu, em 5 de Maio de 1821, suas últimas palavras foram: "França, o Exército, Josefina".

Conclusão
Com a realização deste trabalho fiquei a conhecer um pouco mais acerca da História da França e sobretudo sobre o império estabelecido por Napoleão Bonaparte.
O Império Francês afectou directamente Portugal, uma vez que este não aceitou participar no Bloqueio Continental. Descontente o exército francês começou a atacar Portugal e a família real portuguesa viu-se sem alternativas pois não tinha meios para fazer frente ao império napoleónico mas também não podia abdicar dos negócios com Inglaterra, e como consequência os dirigentes portugueses fugiram para o Brasil.

Bibliografia : www.notapositiva.com

Componentes: Cristoffer, João Paulo, Welder, Bruno, Anderson.