sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Manifestações Culturais

MUSICA E DANÇA

Trazendo consigo as tradições do candomblé, os negros que vieram para o norte goianoajudaram a formar a cultura musical . Das variantes entre as tradições européias ou africanas se destacam a congada, a sússia, a jiquitaia e a catira. Os cultos de candomblé e xangô misturados às tradições religiosas da Europa solidificaram a expressão musical híbrida do continente sul-americano , fortemente marcado pela presença do negro desde o período colonial e exploração do ouro . A dança da congada é considerada uma das principais manifestações, prática comum no século XVIII em algumas , Monte do Carmo. A união da sússia com o tambor mostra o ritual que conta com cantos e danças lembrando a coroação dos reis congos. Quando se toca a sússia, dança-se a jiquitaia, dança caracterizada pelos movimentos frenéticos, nos quais se batem as mãos, os pés, contorcendo o corpo de forma sensual, ao som de tambores e pandeiros. Esta dança lembra a presença incômoda das formigas nas senzalas. Na batida da viola, do pandeiro e do sapateado se consagra, a catira. A dança das rodas de folia do Divino Espírito Santo característica da cidade de Natividade. As comunidades negras remanescentes dos quilombos tentam preservar as tradições culturais.

ORIGENS

A dança originou-se na África como parte essencial da vida nas aldeias. Ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em torno dos bailarinos. Em ocasiões importantes, danças de rituais podem ser realizadas por bailarinos . Todos os acontecimentos da vida são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses, uma colheita farta. As danças variam muito de região para região, mas a maioria delas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam só ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos.


Componentes: João Paulo, Bruno, Cristoffer, Anderson, Welder.

RELIGIAO

O catolicismo popular pode ser exemplificado pelas Irmandades Leigas, cujo papel histórico foi de grande relevância, uma vez que foram ao mesmo tempo sedes de devoções e do assistencialismo. Sedes de devoções por terem construídos e mantido templos para a pratica de oficio religioso, e do assistencialismo social por terem dado assistência aos associados e seus familiares, fossem eles, branco, negros ou mestiços.
Participar de uma irmandade era muito importante para os habitantes da colônia, principalmente a região das minas, já que isso significa a saída da marginalidade social, ou seja, se o confrade fosse “bem” nascido, encontrava a projeção desejada, e quando “mal” nascido, sua participação podia significar conforto, resignação e ate mesmo uma forma de resistência.

(AUGUSTO CESAR, ANA APARECIDA, IONARIA SANTOS, FELIPE RAMON)

o papel da mulher

A idéia do marido dominador e das mulheres submissa aparece nos registros históricos e nos romances ambientalista no período colonial.
Muitas mulheres foram enclausuradas por seus maridos e pais, em contrapartidas, vários reagiram às violências que sofriam. Pelos relatos da época percebe-se que, de um lado, parte da população feminina livre esteve sob o poder dos homens enquanto outra parte rompeu uniões indesejáveis e tornou-se senhora do próprio destino.
A pratica considerada “mágica”, que chegavam a causar temor entre os homens, foram uma das maneiras pelas quais as mulheres enfrentaram as contrariedades do cotidiano, numa época em que o conhecimento cientifico era o privilegio de poucos, acreditava-se que as “feiticeiras” tinha o dom da “cura” ou o poder sobre o amor e a fertilidade masculina e feminina através de poções “mágicas”.
(AUGUSTO CESAR, ANA APARECIDA,IONARIA SANTOS, FELIPE RAMON)

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Manifestações Culturais


Sabe-se que há vários tipos de Manifestações Culturais hoje em dia. A Música e a Dança são essenciais para a vida do ser humano até mesmo para aqueles que “não gostam de dançar”.

Uma forma de encarar os gêneros tanto musicais como da dança, é considerá-los como parte de
um conjunto mais abrangente de manifestações culturais. Os gêneros são determinados pela tradição e por suas apresentações e não só pela música. Um bom exemplo disso é o Rock and Roll que possui dezenas de subgêneros, cada um com características musicais diferentes mas também pelas roupas, cabelos e danças além do diferente comportamento do publico de cada um. Assim, uma canção de Elvis Presley, um heavy metal ou uma canção punk, todos são considerados rock, mas representam diferentes culturas musicais.

Para mim uma das danças mais conhecidas é o Bumba-Meu-Boi que é a lenda narrada por um casal de escravos. A mulher Catirina está grávida e sente o desejo de comer língua de boi então o homem Francisco rouba um boi de seu patrão mas é pego no ato e retornando teria de dar conta do boi, sob pena de morte ai chamam os pajés doutores que salvam o boi da morte então sobrevive o Francisco da pena de morte e o boi ressuscitado.


Componentes: Filipe DSC, Igor Vinicíus, Cledson
, Mizanna.


Manifestações Culturais

MÚSICA

No Brasil Colonial, as grandes solenidades eram precedidas de festas e cortejos de rua. Seguindo esta tradição, em cada cidade um Grupo de Tradição Popular será convidado a abrir a festa e conduzir o público até o local do concerto. O projeto visa também estreitar os laços entre a Música Colonial Erudita (a das igrejas e das cortes que se preservou em partituras) e a Música de Tradição Oral (dos Grupos de Tradições e Festas Populares que vêm desde o Brasil Colônia, como Congados, Maracatus, Folias e outros).

PAPEL DA MULHER

A Igreja, instituição mentora no projeto da difusão da importância do matrimônio, foi que, a serviço do Estado, impôs as normas de conduta que estabeleciam a divisão de incumbências no casamento, dentro do sistema patriarcal desenvolvido na colônia portuguesa na América.

Dessa forma, sob a organização do Antigo Sistema Colonial, a vida feminina estava restrita "ao bom desempenho do governo doméstico e na assistência moral à família, fortalecendo seus laços"(SAMARA, 1983. P.59). O homem, por sua vez, tinha seu papel centrado na provisão da mulher e dos filhos, concentrando o poder de decisão na família. Os encargos do matrimônio, no que se refere à manutenção do casal e proteção dos bens, cabiam, portanto ao homem. A essa proteção cabia à mulher responder com obediência.

Componentes: Laiane, Eliane e Eyrane.
América Portuguesa

Religião: Sem dúvida foi um fator de importância para o cotidiano dos portugueses, porque antes deles deixar a metrópole deixaram também de pertencer a cultura religiosa .
Interessante que a coroa portuguesa se empenhou em converter o maior número de selvagens encomtrado no novo mundo.


Linguagem: além de decidir o que iriam fazer para catequizar os indios , o padre jesuita (José de Anchieta),pesquisou e redigiu a primeira gramática de (tupi-guarani). Quando os portugueses chegaram no solo brasileiro encontraram com 5 milhões de indios e logo perceberam que ia ser impossível se comunicar com eles, por essa razão que decidiram catequizar os indios.



Componentes: Myrella ,Maressa e Paulo Vinicius .